São procedimentos percutâneos, sem cortes ou incisões.

Na maioria das vezes são realizados em caráter ambulatorial (não é necessário internação).

As biópsias têm a finalidade de ajudar a definir qual o diagnóstico do paciente para posteriormente se seguir com a terapêutica adequada.

Após introdução da agulha, sob guia de escopia, realiza-se a aspiração de material suspeito da doença, que, em seguida, é enviado para análise.

Os bloqueios e rizotomias são procedimentos que fazem parte do arsenal de tratamentos para alívio de dores na coluna.

Bloqueios podem ser denominados de “Bloqueios Teste”, pois além de ajudar no tratamento, também auxiliam no diagnóstico, uma vez que quando são realizados e o paciente melhora, entende-se que o ponto onde foi realizada a infiltração das medicações é justamente o ponto de origem da dor. Quando foram corretamente realizados e não houver benefício em relação a melhora das dores, então conclui-se que o ponto abordado não é responsável pela dor referida pelo paciente.

Via de regra, os bloqueios oferecem alívio temporário das dores, porém há casos em que se resolve a queixa de dor em definitivo.Rizotomias são procedimentos que se assemelham aos bloqueios facetários, porém além da infiltração de fármacos nos pontos de interesse, realiza-se também a cauterização desses locais, que levam ao prolongamento do efeito de analgesia. Indica-se a rizotomia apenas se já se realizou um bloqueio previamente e se atingiu melhora por tempo significativo. Em casos em que o bloqueio não beneficiou o paciente, já se sabe de antemão que não há benefício e, sendo assim, a realização de rizotomia é fútil, sem qualquer expectativa de melhora e por isso não está indicado.