Sobre Mim
MINHA HISTÓRIA
Olá!
Realizei minha formação médica na UNICAMP, com graduação entre 1998 e 2003 e residência médica em neurocirurgia concluída em 2009 na mesma instituição.
Após o término de minha especialização em neurocirurgia, iniciei minhas atividades na equipe de neurocirurgia do Hospital Estadual de Sumaré (HES/UNICAMP), trabalhando intensamente no tratamento de pacientes com diversas patologias diferentes, como traumas de crânio e
coluna, hidrocefalia, hemorragias cerebrais, tumores cerebrais, aneurismas e malformações arteriovenosas, reconstruções cranianas e cranioplastias, tratamento de cranioestenoses, biópsias de crânio (abertas e estereotáxicas) e coluna, tratamento cirúrgico de infecções (abscessos, empiemas), doenças degenerativas e tumorais de coluna vertebral e medula espinhal.
Ajudei também no desenvolvimento de próteses cranianas prototipadas junto à equipe do CTI / Renato Archer. Esses trabalhos foram publicados na imprensa em dezembro 2011 (Correio Popular Campinas) e em 2012 (Revista IstoÉ) e já beneficiaram muitos pacientes (cerca de 120 até o momento), que tiveram a oportunidade de ter, via SUS, próteses cranianas de última geração para tratamentos de falhas ósseas do crânio. Tal desenvolvimento e trabalho ainda segue avançando e se aprimorando, sendo que a proposta atual é incorporar recursos de inteligência artificial para ajudar na confecção das próteses.
Em 2012, junto com outros neurocirurgiões do HES/UNICAMP (Dr. Sérgio Barros, Dr. Paulo Lima e Dr. Bruno Scarpim) formamos equipe que iniciou atuação na rede privada de Campinas, sendo atualmente uma equipe de destaque na cidade.
Em paralelo, iniciei uma atividade de pós-graduação, cursando o mestrado na FCM/Unicamp, concluindo a tese “HEMORRAGIA INTRACEREBRAL SUPRATENTORIAL ESPONTÂNEA: ASPECTOS DETERMINANTES PARA MELHOR PROGNÓSTICO FUNCIONAL” em janeiro de 2014.
Desde Agosto de 2014 ocupo a posição de coordenador da equipe de Neurocirurgia do HES/UNICAMP, instituição que contribuiu muito para minha formação como o neurocirurgião que sou hoje, mas que me dediquei muito a seu crescimento também. Reorganizei a equipe, mudamos a estrutura de trabalho, consegui equipamentos que certamente ainda permitem ao HES ter uma das melhoras estruturas em termos de equipamentos em neurocirurgia dos hospitais da região, inclusive em relação aos privados.
Já em 2018, segui para Nova York/EUA, onde passei temporada de aprimoramento de minha formação como Fellow no laboratório de Anatomia Microcirúrgica de Base de Crânio na Weill Cornell Medical College of Cornell University. Foi um período de muito aprendizado em neurocirurgia, além uma fantástica experiência cultural.
Novos Rumos
No conultório, atendi por vários anos em Campinas e Paulínia (desde 2011) e por um período menor na cidade de Capivari (2014 -2016).
Com o tempo, passei a sentir uma necessidade maior de atender num local onde eu pudesse organizar da minha maneira e implantar minha forma de atendimento, desde o agendamento, passando pela consulta e pela pós-consulta, onde eu conseguisse ter uma maior interação com os pacientes, sem que fosse apenas pontualmente durante o tempo em que eu e o paciente estivéssemos juntos no consultório.
Aproximadamente no final de 2022, foi crescendo a idéia de ter uma clínica própria e resolvi empreender na minha área de atuação, que se concretizou alguns meses depois com a inauguração de um nova espaço.
Deixei para trás os locais onde atendia antes, apesar de ter muito carinho pelas pessoas com as quais trabalhei durante alguns anos, e em outubro de 2023, após 20 anos de formado, e inaugurei a ZULLO NEUROCIRUGIA.
Nesse local, meu foco é me dedicar a ajudar pacientes com problemas neurocirúrgicos, tanto de crânio como da coluna, oferecendo soluções que lhes beneficie de maneira particularizada, conforme sua necessidade e de acordo com o que considero ser a melhor prática da medicina, tanto com cirurgias como com tratamentos não cirúrgicos, que possam trazer alívio dos sintomas de quem precisa.
Tenho dedicado atualmente a maior parte do meu tempo à clínica minha privada, e isso me possibilitou entender melhor as demandas dos pacientes e de suas famílias, oferecendo uma interação de maior proximidade entre nossa equipe e o paciente, ajudando a solucionar questões mais simples, como agendar um exame, até a agilizar na resolução de eventuais urgências que possam aparecer durante os tratamentos.
Pude entender mais recentemente que o paciente não precisa apenas da técnica apurado do neurocirurgião, mas carece principalmente de um médico que possa ouvir suas queixas e compreenda da melhor maneira o que incomoda, para a partir daí poder escolher a melhor opção terapêutica com a intenção de tentar curar a doença, ou pelo menos, aliviar a dor, o desconforto e o sofrimento. Enfim, ajudá-lo a resolver o seu problema.
Que Deus lhes abençoe com muita saúde e que eu possa servir de instrumento para aqueles que precisam se recuperar.
Dr. João Flávio Zullo
Outubro 2024